segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Tributo ao Tempo

"Dizem que a vida é curta, mas não é verdade. 
A vida é longa para quem consegue viver pequenas felicidades.
E essa tal felicidade anda por aí, disfarçada, como uma criança tranqüila brincando de esconde-esconde. 
Infelizmente às vezes não percebemos isso e passamos nossa existência colecionando ‘NÃO’: 
a viagem que não fizemos,
o presente que não demos, 
a festa que não fomos, 
o amor que não vivemos,
o perfume que não sentimos. 

A vida é mais emocionante quando se é ator e não expectador, 
quando se é piloto e não passageiro, 
pássaro e não paisagem, 
cavaleiro e não montaria. 
E como ela é feita de instantes, 
não pode nem deve ser medida em anos ou meses, 
mas em minutos e segundos. 
Esta mensagem é um tributo ao tempo. 
Tanto aquele tempo que você soube aproveitar no passado quanto aquele tempo que você não vai desperdiçar no futuro. 
Porque a vida é agora. 
Não tenha medo do futuro, 
apenas lute e se esforce ao máximo para que ele seja do jeito que você sempre desejou. 
A morte não é a maior perda da vida.
A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos."

Dalai Lama

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Acreditar e agir

"Onde o espírito não trabalha em conjunto com as mãos, não há arte"
Leonardo Da Vinci

Quando eu era criança, costumávamos andar o Brasil dentro de um carro. Essas viagens, além de nos aproximar, era a certeza de boas aventuras. Era cansativo, me lembro bem, mas ao recordar aqueles dias sempre me vem a memória momentos de muita união e aprendizado. Como eu morava na Capital do País, minha experiência com o interior do Brasil se limitava mesmo às férias; e não existia, pra mim, lugar melhor do que aquele onde eu realmente me sentia criança. Engraçado isso, mas era esse o sentimento, talvez atrelado ao fato de que naquele interior simples eu reencontrava minha origem, minhas primas, minha família que, por ser grande e numerosa, era a sempre a certeza de muita diversão. 

Enfim, em uma dessas viagens conheci os muros de pedra. Localizados no interior do Estado do Rio Grande do Norte, os muros de pedra foram feitos sem qualquer tipo de argamassa ou cimento. Como um quebra-cabeça, eles simplesmente se encaixam e neste "encaixe" vem resistindo a ação do tempo e das intempéries, por séculos.
Bom, esse muro me foi lembrado essa semana por uma pessoa muito sábia que me disse: "- Você conhece os muros de pedra, de Parelhas?" Respondi que sim, e ela acrescentou: "- Para que as coisas se encaixem e o tempo de Deus aconteça, o espírito tem de trabalhar em conjunto com as mãos." 

"O espírito tem de trabalhar em conjunto com as mãos ..." A frase, dita ao acaso, ficou na minha cabeça. Eu já havia escutado algo semelhante mas não me lembrava de onde. Novamente ao acaso - se acasos acontecem, alguém postou numa rede social a frase do célebre filósofo Leonardo da Vinci: "Onde o espírito não trabalha em conjunto com as mãos, não há arte"

Neste mesmo dia, chegou a mim uma outra mensagem, chegou a mim a fábula do viajante (depois posto aqui), que precisava de dois remos de madeira de carvalho para chegar ao outro lado da margem: o remo do "agir" e o remo do "acreditar". Agir e acreditar. O barqueiro da fábula, necessitava utilizar os dois remos ao mesmo tempo e com a mesma intensidade, para navegar seguro até a margem pretendida. Se não fizesse isso, se utilizasse apenas um remo, o barco ficaria rodando em círculos. O barqueiro, muitas vezes necessitava impulsionar os remos com força e com vontade, superando as ondas e os vendavais e não esquecer que, por vezes, era preciso remar contra a maré.

O barqueiro, tal qual o muro de pedras, me fez PARAR. Parece que tudo depende da união perfeita entre a força do espírito - o crer e, a ação do homem - o agir. Tudo no seu tempo vai se encaixando se formos fiéis a Deus; mas os passos para esse "encaixe perfeito" precisam ser dados, pois não podemos apenas crer. O Pai pede, diuturnamente, que nos esforcemos para desempenhar a nossa missão, para superarmos os obstáculos que nos são impostos a fim de crescermos em mente e espírito.

O maior obstáculo para evoluir, vem de si mesmo. O maior desafio, está em si mesmo, em superar-se. Dificuldades, são testes de promoção espiritual. Você pode fazer o que quiser, só não pode sentir pena de si mesmo; só não pode é desistir sem nem mesmo tentar. Fazer o que promete, dar o primeiro passo, o segundo e o terceiro, ir em frente, com coragem e com a confiança em Deus. Tarefa simples? Não! Mas o pior que pode acontecer a alguém é apagar a chama íntima do amor, da fé, e caminhar em plena escuridão.

Gratidão amigos,
Namastê!

EuTATY

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

MUITO PRAZER!

Boa noite amigos!

CLARA se foi, resta perdida num canto qualquer de minha alma. Lembrança de um espírito que ultrapassou as barreiras do tempo e da vida, e que permaneceu fiel ao seu amor, aos seus princípios. CLARA se foi? Talvez, verdadeiramente, CLARA nunca se vá.

Mas aqui, neste instante, me apresento a vocês. A partir de hoje serei apenas eu, com minhas multifaces, mas com apenas uma identidade - não que nunca tenha sido sempre e apenas EU. Mas a CLARA de outrora hoje, como disse, resta perdida - talvez ainda precisando encontrar o seu NORTE.

Enfim, sobre o que falarei? Ainda não sei. Mas com você eu novamente me proponho a aprender, a trocar idéias. Podemos falar do tempo, do vento, da vida, da morte, do hoje, do amanhã, do ontem... Posso até "monologar" - como sempre fiz. Não importa! Aqui, novamente neste espaço, me proponho a trocar, a aprender muito mais do que ensinar.

Por hoje, apenas me apresento.
Prazer!!

EuTATY


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Carolina? Clara? Tanto faz...

"Carolina, nos seus olhos fundos guarda tanta dor, a dor de todo esse mundo
Eu já lhe expliquei, que não vai dar, seu pranto não vai nada ajudar
Eu já convidei para dançar, é hora, já sei, de aproveitar
Lá fora, amor, uma rosa nasceu, todo mundo sambou, uma estrela caiu
Eu bem que mostrei sorrindo, pela janela, ah que lindo
Mas Carolina não viu...
Carolina, nos seus olhos tristes, guarda tanto amor, o amor que já não existe,
Eu bem que avisei, vai acabar, de tudo lhe dei para aceitar
Mil versos cantei pra lhe agradar, agora não sei como explicar
Lá fora, amor, uma rosa morreu, uma festa acabou, nosso barco partiu
Eu bem que mostrei a ela, o tempo passou na janela e só Carolina não viu." Chico Buarque
Ontem, conversando com um amigo, citei a ele "Carolina" - de Chico Buarque, para falar do tempo, do tempo que passa pela janela enquanto lamentamos o que foi, o que poderia ter sido; enquanto esperamos... Citei "Carolina" pra ele numa apologia de que não existe tempo certo para nada na vida, pois enquanto a morte nos espreita o tempo de ser feliz é hoje. 
A música, que surgiu do nada no diálogo, passou a noite inteira na minha cabeça. E, se uma imagem fala, a imagem de "Carolina" esperando na janela me falou à alma. De repente, percebi que "Carolina" também poderia se chamar "Clara". 
Clara também guarda tanto amor...
E Clara, assim, finalmente tomou uma decisão: Clara resolveu olhar a janela, ver a rosa que nasceu e a estrela que caiu... 
Clara decidiu emanar o seu perfume no mundo, junto aqueles que realmente querem sentir a sua fragrância - não que já não o faça...
Mas Clara finalmente decidiu que o tempo não mais passará pela janela, pois Clara resolveu aceitar o convite e sair para sambar...

Clara, neste momento, com lágrimas nos olhos, se despede de vocês - amigos conhecidos e desconhecidos. Levo comigo uma tristeza enorme no peito e uma saudade de tempos onde o amor e a esperança davam o tom; mas também levo comigo uma certeza: você nunca perde quando dá o melhor de si. Continuarei seguindo o meu caminho sendo, acima de tudo, quem sou: um ser pra lá de imperfeito, mas dotado de qualidades ímpares.
Deixo aqui para vocês, meus amigos, uma rosa, como parte da rosa que nasceu enquanto o tempo passava na janela...
Gratidão pelo tempo que passamos juntos!
Namastê!
EuCLARA




Querido Antônio


Querido ANTÔNIO

Eu, CLARA,
Rezo por um mundo florido
De sonhos, beijos e compartilhar 
Rezo pelo por do sol conjunto
E pelo brilho sempre no olhar

Vejo em foto não apenas o riso e a união
Vejo na foto o brilho de uma plena comunhão 

Mãos que se entrelaçam
corpos que se laçam 
Vidas que sempre se cruzam
Mas nem atam nem desatam

Prometo que luto arduamente 
Para preservar o bem, o amor e o crer
Luto arduamente para ver
Que o verdadeiro amor tem poder

Também não sou de poesia ou prosa
Também não sou da rima
Mas por amor a ti fiz do verso a prosa
E da prosa a rima

Receba então mais este rascunho
Rabisco de um rabisco
Do imenso amor tatuado
Porque senão rabiscado 
Nas paredes do meu coração 

Que este pequeno testemunho fique assim gravado
Nem que seja por cortesia
Esperando que você assim não rasgue
Outra de minhas tolas poesias

Que mesmo tola esta ode 
Que hoje veio para o blog
seja no teu coração guardada
Senão também tatuada
Como a mais doce poesia 

EuCLARA

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Evangeline

"Era uma vez um pequenino vagalume que tinha em seu pequenino coração um grande amor... Ele olhava para o céu e sonhava com ela, com Evangeline... O brilho de Evangeline o fascinava... Os outros bichinhos da floresta riam dele e sempre o provocavam dizendo: - Ela é demais para você! Acreditas mesmo que ela olhará para um serzinho tão pequeno?
O pequeno vagalume – agora menor ainda, ficava triste e ressabiado. Por um momento, a dúvida pairava em seu pequeno coração que, já triste e cansado, não se cansava de olhar e, neste olhar ao longe, acreditar... O pequeno vagalume acreditava que Evangeline – a estrela bela e distante, sentia o mesmo por ele. A esperança lhe movia a crer que apesar de toda a imensidão a lhes separar, o amor um dia os uniria. 
- O Amor sempre acha um caminho... - era o que o pequeno vagalume teimava em dizer.
Esse amor perdurou por toda a vida do pequeno sonhador... 
E, no dia de sua morte, no dia que ele apagou sua luz, poucas estrelas surgiram no céu. Mas Evangeline estava lá. E, para quem pode observar, uma nova estrela tinha despontado ao seu lado. 
Agora, junto a Evangeline, estava outra estrela a iluminar o céu."  ( Do desenho animado A Princesa e o Sapo - texto adaptado pela autora )  https://www.youtube.com/watch?v=bVMz73pwDMc

Onde está seu coração? Onde está quem ilumina o seu céu?
Onde está realmente o seu tesouro?  Todos nós temos uma “Evangeline” particular; a estrela que mesmo distante conseguimos ver, apesar da imensidão a nos separar... 
O amor sempre acha um caminho...

EuCLARA

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Codinome Saudade

O poeta me pediu: - Escritora, de improviso, fale sobre o "sonho".
E eu, prontamente, respondi:
- Em uma palavra: amor. Em duas: saudade. Em três: ... Não queira que eu continue. 

Sonho, amor, saudade... 
Vontade de voltar no tempo, no tempo onde o sonho parecia mais real; onde a esperança dava o tom. Vazio corrói a alma, aperta o peito, me deixa sem jeito, me faz chorar.

Como preencher o vazio, sem o sonho que antes o preenchia, sem a esperança que antes pertencia? Pensamentos indomáveis viajam, teimam em encontrar quem não quis ficar. O amor é engraçado, sofre, é rechaçado, mas teima em perdoar o que não tem perdão. E não adianta dizer que ele é louco ou insano. O amor realmente não pensa, não obedece a padrões ou a qualquer lógica. Onde há o amor, não existe estrada certa.

Ouvi certa vez, num filme, que "às vezes você perdoa uma pessoa porque a falta que ela faz em sua vida é muito maior do que o erro que ela cometeu". Talvez seja isso. Talvez seja por isso que, quando amamos verdadeiramente alguém, somos capazes de lhe perdoar infinitas vezes.

Bom, o poeta Luiz Fernando Veríssimo resumiu bem: "Para os erros, há o perdão. Para os fracassos, chance. Para os amores impossíveis, tempo. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, e que o medo impeça de tentar."

Hoje, a saudade dá o tom. E, para quem me pediu para falar em sonhos, poderia simplesmente dizer: queria poder tirar dos sonhos para a realidade o que me mata a saudade...

Sonho que se sonha só será sempre um sonho, mas sonho que se sonha juntos é o início de uma nova realidade.

Gratidão amigos.
Namastê

Eu, CLARA

Tudo Azul

Da janela, no horizonte, uma imensidão do céu. Pensamentos viajam no infinito azul, rompendo as nuvens. Passado, presente, futuro ... Sim, não, talvez... Tal qual eu, tal qual você, viajantes no tempo, viajantes no templo da alma. Sentimento de que embarquei num vôo sem volta. Destino? Não sei.

Qual o meu objetivo? Em que eu acredito? Como posso ir além do meu eu? Perguntas que não querem calar, divagações ainda sem respostas. O futuro se apresenta incerto, ainda relutante numa esperança sem fim. Sentimento concreto de que o caminho, mesmo incerto e tortuoso, está certo. O universo se move e esse movimento é muito real pra mim. Acontecimentos e descobertas se mostram e me mostram que a jornada ainda está no começo, mas que estou sendo guiada por forças  até então desconhecidas. 

Princípios bem claros me fornecem a direção, mas não necessariamente a felicidade. É preciso ser forte e diligente, para não se deixar cair.

Toda escolha traz uma consequência e toda consequência uma nova decisão... Mas foi assim que aprendi que uma das melhores coisas que se pode aprender nesta viajem é como se reerguer, sacudir a poeira e dar a volta por cima. A única certeza que podemos ter da vida é o fato de que seremos sacudidos e derrubados várias vezes, ainda mais quando nos deixamos guiar por sentimentos que andam na contramão.

Mas no meu percurso, também descobri que descobrir a força motriz a nos guiar é um dos primeiros passos à nossa evolução. Encontrei o meu caminho através do amor. Não havia como ser diferente. Foi  guiada - precipuamente, por este sentimento tão sublime, que me permiti abrir-se, tornar-se passageira desta nova era, viajante no conhecimento e no auto-descobrimento. Essa é a lógica que me orienta até o local onde a paixão tem todo o poder, até o local onde o amor comanda. 

Nunca tive medo de ousar, de acreditar. Viver pela metade é algo que até podemos nos permitir por um espaço de tempo, mas não a vida toda. E, se toda caminhada precisa de um primeiro passo, um passo pra frente, pra frente é o meu destino.

Aonde vou? Onde irei conseguir chegar? Não sei. Mas se a vida é um jogo, no qual precisamos estar diligentes e atentos, vivo apostando todas as minhas fichas com apenas uma certeza no peito: se não conseguir alavancar o que mais desejo, ao menos alguns corações terei tocado, pois o amor que há em mim reverbera e contamina.

Ouvi certa vez, que o que fazemos em vida ecoa na eternidade. Assim, será tocando os corações que conseguirei fazer perdurar, para a eternidade, o brilho da estrela - toda cor de rosa, que há em mim. Agora te pergunto: o que você está fazendo para deixar a sua essência no mundo? "A ti mesmo deves ser verdadeiro" significa estar diretamente em contato ou em alinhamento exato com quem ou o que você é. Quem é você?! Aja de acordo.

Gratidão meus amigos.
Gratidão...
Namastê


EuCLARA






sábado, 20 de setembro de 2014

Procuro uma árvore...




Procuro uma árvore.
Uma grande árvore,
Um Carvalho...

Procuro uma árvore...
Uma árvore, com galhos estendidos em direção ao céu. Uma árvore que quando se encher de flores, traga as borboletas para dançar ao meu redor. Uma árvore, que quando se encher de frutos, traga de longe os pássaros para cantar e pousar alegremente em seus braços. 

Procuro uma árvore...
Uma árvore para me sentar debaixo dela; uma árvore que me dê sombra, segurança e abrigo. Uma árvore que curve seus galhos para que eu possa colher os frutos; que me ceda suas flores para enfeitar os cabelos.

Procuro uma árvore...
Uma árvore que expanda os seus galhos ao meu redor, a fim de que possa me abrigar em sua sombra. Uma árvore que me colha e acolha enquanto durmo. Uma árvore que me dê abrigo e refúgio nos mais solitários dias. 

Procuro uma árvore...
Uma árvore que sobreviva às tempestades. Uma árvore cujas raízes naturalmente se aprofundam cada vez mais na terra, e seu caule se torna mais robusto. Uma árvore cuja tempestade não consiga arrancar do solo ou derrubar.

Procuro uma árvore...
Não precisa ser Carvalho...
Mas precisa ser forte. Pode ser de aparência disforme, triste e cansada; mas que seja uma árvore que já sobreviveu a muitas tempestades. Uma árvore cujas raízes já se firmaram.

Quero a minha árvore...
A árvore que queira se unir a minha própria árvore, num perfeito ato de amor. Uma árvore que se lace e entrelace no meu tronco. Sem amarras. Que seja minha árvore - enraizada e forte, meu porto seguro.

Procuro "a árvore", o Carvalho ainda não reconhecido.

Is breá liom tu ...

Gratidão amigos!!!
Namastê

EuCLARA

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Abraço grátis...

Quando você se conhece e se valoriza, você tem o maior encontro de todos: com você mesmo. Neste momento, começa a perceber que precisa esquecer o que quer, para começar a entender o que realmente precisa. A vida pede passagem, força para ousar, coragem para recomeçar... 

Parece ser difícil, até impossível, ter fé quando todo o seu mundo desmorona. Mas creia: você, eu, todos nós somos mais fortes do que o mundo e podemos enfrentar qualquer situação que se coloque em nosso caminho. 

Como terapia, gosto da delícia da perda de mim, me perco através das palavras... escrevo sem querer pensar e ao mesmo tempo pensando, num devaneio externo, deixando que as palavras me façam o colo. Neste colo, encontro o consolo secreto de outras almas que, como eu, vagam no mundo atrás de respostas, respostas a preces tantas vezes professadas.

Mas nada acontece por acaso. Nenhum de nós é viajante inocente. Trazemos o sofrimento sobre nós quando escolhemos o nosso caminho. Por vezes, os maiores saltos neste caminho ocorrem quando carregamos os mais pesados fardos. Mas nós não fomos criados para sofrer, fomos criados para evoluir. E, nesta minha evolução, cheia de tombos, deslizes, cheia de crenças e sentimentos pisoteados, descobri meus maiores bens, minhas maiores virtudes; descobri meu verdadeiro caminho. E o meu caminho, passa por você, pelo tocar dos corações; tocar tantos quantos corações me for possível abraçar...

Hoje, já não há mais lágrimas para chorar por nada que a vida traga ou leve. Há, porém, páginas e páginas a serem escritas; páginas de histórias que me têm feito chorar... E, é o sorriso doce, puro e sincero de uma criança, que me toca o coração e enche o meu espírito de esperança, sussurrando em meu ouvido: continue. Esperança que compartilho aqui, com você, tendo no peito o sentimento sincero e verdadeiro de que a palavra não apenas seja vista mas ouvida e assimilada, porque mais do que uma semeadora de luz, pretendo te semear a vida. 

Assim, em sendo o abraço um falar sem palavras, a maior demonstração de carinho, atenção, apoio, consolo, solidariedade, amizade, conforto, ..., te ofereço este gesto simples, mas carregado de sentimentos, numa demonstração verdadeira, porém sincera, de que você não está só. Não vão acontecer milagres em sua vida, mas peça por socorro, peça com humildade e de coração, e o socorro virá sob a forma mais sagrada: um singelo gesto de amor.  


Promoção: ABRAÇOS GRÁTIS!! QUER?!

Gratidão meus amigos,
Gratidão!!!
Namastê!!

EuCLARA



quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Poesia para enganar a fome

Com licença ao autor, mas não podia deixar de compartilhar com vocês, meus amigos, essa poesia que chegou a mim. Segue:

POESIA PARA ENGANAR A FOME

Quisera um amor intenso
Ardor na vida pretenso
Do tamanho do mundo

Quisera um amor profundo
Sentimento puro e com ousadia
Vida de contentamento e alegria

Um amor como o dia
Eterno em sua essência
Na vermelhidão da amanhecência

E na minha inconsciência
Esse amor de tão imenso
Seria bem maior do quanto penso.


Adauto José de Carvalho Filho



terça-feira, 16 de setembro de 2014

As velas...

"Seja alegre, procurando fazer todo o bem que puder, nos dias em que permanecer na face da terra. Espalhe em torno de si esmolas de conforto, palavras de carinho, sorrisos de felicidade. Responda com alegria e otimismo a todos aqueles que lhe dirigem a palavra, sem irritar-se jamais. Imprima, em cada dia de sua vida, toda a bondade que existe no fundo de seu coração." 

Essa foi a mensagem que me veio hoje no livro "Minutos de Sabedoria". Se acredito, firmemente, que nada é por acaso ou ao acaso, não apenas guardo a orientação, como a adotarei na minha vida. A partir de hoje, nunca mais permitirei que tentem apagar a minha luz. 

O maior problema da vida é que permitimos ao ego estar no comando, procurando resultados antecipadamente, precavendo um futuro que nem haverá se não se cuidar do hoje. Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora. Proponho esquecer o futuro, ele vai vir... Proponho esquecer, por um momento, os projetos - eles acontecerão. Esqueçamos as preocupações e tenhamos uma percepção melhor da vida. 
Vamos entregar a nossa vida ao divino. Vamos nos permitir entrar no futuro de acordo com a totalidade, de acordo com a vontade de Deus. Lhes proponho, meus amigos virtuais, se abrir para a vida, para as coincidências, para as intuições e sonhos; lhes proponho olhar o hoje sob uma nova perspectiva e se entregar... Permitir-se... Permitindo, vocês abrirão espaço para que o universo mostre o verdadeiro caminho.
A felicidade nem sempre bate a nossa porta. Para tê-la, é preciso uma busca incessante, e ao encontrá-la ter a coragem de trazê-la para dentro de nós.
É chegado a hora de recomeçar...
Então, meus amigos, vamos nos permitir ser feliz hoje, levando consigo a força do verdadeiro amor, do amor que habita em nossos corações e que nada ou ninguém pode tirar de dentro de nós. E que ele seja intenso sim... Que o amor seja intenso, puro e incondicional, sempre, para que nunca falte um gesto, um olhar e um carinho, para tocar no coração das pessoas.
Um texto para refletir:
"As quatro velas queimavam lentamente.
O ambiente estava tão silencioso que se podia ouvir o diálogo que mantinham.

A primeira disse: - eu sou a Paz!
Apesar de minha luz as pessoas não
Conseguem manter-me. Acho que vou me apagar.
E, diminuindo seu fogo bem rápido, se apagou totalmente.
Disse a segunda:- eu me chamo Fé!
Infelizmente sou muito supérflua. As pessoas não querem saber de Deus.
Não há nenhum sentido em permanecer acesa.
Ao terminar de falar, um vento passou, levemente, sobre ela e a apagou.
Rápida e triste a terceira vela se manifestou: - eu sou o Amor!
Não tenho forças para continuar acesa.
As pessoas me deixam de lado e não percebem o peso disto.
Se esquecem até daqueles que estão tão perto e as amam.
E, sem esperar, se apagou.
De repente...
Entrou uma criança e viu as três velas apagadas.
- O que é isto? Vocês deviam queimar-se e estarem acesas até o fim. E, dizendo isto, começou a chorar.
Então a quarta vela falou:- não tenhas medo menino,
enquanto eu tiver fogo podemos acender as outras velas,
Eu sou a Esperança!!
O menino com os olhos brilhantes, pegou a vela que restava...
E acendeu todas as outras... 


QUE A VELA DA ESPERANÇA NUNCA SE APAGUE DENTRO DE NÓS...

“Milhares de velas podem ser acesas de uma única vela e a vida da vela não será encurtada. Felicidade nunca diminui ao ser compartilhada” (Buda)

Gratidão meus amigos,
Gratidão...
Namastê!!

EuCLARA

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Mais amor na sua vida...

Amor... 

Certo dia, me falaram do amor. Falaram que o amor era simples e fácil: é, é; não é, não é. Me falaram que o amor era único e era vivo; me falaram que o amor era utopia, mas que não havia nada mais profundo que a utopia do amor. Me falaram que o amor, o verdadeiro amor, era ilusão. Me deram tantas informações, que nem sabia ao certo no que acreditar. Seria certo, seria errado? Existiria? Eram tantas perguntas.

Com o tempo, fui descobrindo que o amor nascia, de forma única e permanente, na primeira batida do coração de um filho - amor filia; que o amor, podia se instalar desde o primeiro olhar, do primeiro toque de mãos - amor Eros; que o amor, podia ser conhecido e reconhecido, na primeira lágrima - amor Ágape. Que o amor, era tudo o que fazia de nós humanamente filhos de Deus.

Descobri, que só precisamos de uma palavra para definir o amor: amor. Porque o amor, é sempre amor: é permanência, é olhar, é lágrima, é intensidade, ..., é amor.

E as três maneiras de amar, estas formam um conjunto inseparável. A filia participa da força do eros. E também o ágape precisa do eros, caso contrário se esvazia. O ágape está presente no amor erótico e amigo. Torna-se então um amor puro e límpido. Amor que dá sentido para a vida. Amor... 
Nas palavras do Papa Bento XVI em sua encíclica Deus Caritas est: “Deus é absolutamente a fonte originária de todo ser; mas esse princípio criador de todas as coisas é, ao mesmo tempo, um amante com toda a paixão de um verdadeiro amor. desse modo, o eros (também a filia) é enobrecido ao máximo, mas simultaneamente tão purificado que se funde com o ágape”. 
É a unidade que cria o amor, na qual ambos – Deus e o homem – permanecem eles mesmos, tornando-se uma só coisa, um só espírito: EU SOU.
Hoje, pra mim, não existe nada mais real, do que a realidade do amor que habita em mim: amor a minhas filhas, amor a minha família, amor aos meus amigos, amor ao meu amor, amor ao próximo, amor a Deus. E é esse amor, que me move a estar aqui, com vocês, pregando a fé, a esperança e o mais nobre sentimento que Deus nos deu; pregando a vida.
Quanto a vocês - amores da minha vida, força motriz que me move a ser mais, saibam que eu os amo cada vez mais e cada vez de um jeito novo. 
Mais amor meus amigos, mais amor...
Gratidão!
Namastê
EuCLARA

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Pare, pense, mude.

Quer mudanças significativas na sua vida?! Então chegou a hora de mudar a sua maneira de ver o mundo. Chega de pensar que você está sozinho, chega de pensar que não precisa de ninguém, chega de olhar para o próprio umbigo. O mundo clama por uma nova consciência universal, a consciência do coletivo, do amor ao próximo.

É preciso enxergar o mundo como uma grande fonte de energia, tudo é energia e esta energia está evoluindo para um estágio cada vez mais elevado de vibração. A consciência espiritual se expande, mais e mais pessoas se unem na mesma frequência, a frequência do amor. Gratidão, com licença, perdão, desculpe, ..., chegamos na era da gentileza. O respeito a si e ao próximo pedem passagem para uma nova consciência, um novo conhecimento espiritual.

Crer, fazer acontecer, olhar o mundo com outros olhos, com os olhos do amor... Quando o seu coração estiver pleno de gratidão e amor, qualquer porta aparentemente fechada se abrirá, então está esperando o que? Suspenda as dúvidas e distrações, dê vazão aos seus sentimentos e milagrosamente a realidade será sua.

"Esqueça essa história de querer entender tudo.
Em vez disso, VIVA,em vez disso, DIVIRTA-SE!
Não analise, CELEBRE!
Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências." (Osho)


PARE, PENSE, MUDE, FAÇA ACONTECER... Viva, divirta-se, celebre e ame, porque o que você levará da vida será o que carregará no seu coração.



Gratidão amigos.

Namastê!

EuCLARA

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Redentor

"Redentora"... Me chamaram de "redentora" e lá fui eu, mais uma vez, recorrer ao Aurélio para entender o real sentido da palavra. Bom, em sendo "redentor" aquele que redime, que resgata, posso agora entender o porquê de ter sido chamada assim. Mas não me sinto nenhuma "redentora" e ao mesmo tempo, se for olhar a dimensão da palavra, me sinto "redentora" de muitos, porque não costumo desistir fácil de quem amo.
Em que pese o pensamento daquele que me chama de "sua redentora", acredito que a palavra tem um significado muito maior do que o proposto a mim. O caminho proposto por Deus, principalmente quando enviou seu filho à Terra, foi o caminho do amor incondicional: o amor que entende, auxilia, perdoa, ... , o amor que não abandona, que não esquece, ..., o amor que traz em si o desafio de "ganhar o irmão" que nos ofende, corrigindo-o fraternalmente, a sós, expondo-lhe as razões para também ouvir as dele. O amor que resgata pela palavra, pela verdade e, sobretudo, pelo próprio amor em si.
Na Carta de São Paulo aos Romanos, destacou-se (Rom.13,8-10): "Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei. Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "não matarás", "não furtarás", "não cobiçarás", e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo".  O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei."

O amor é o cumprimento da lei porque ele traz em si a capacidade de lhe fazer uma pessoa melhor; de olhar ao próximo com um olhar mais amoroso, sincero, despreocupado e desprovido de quaisquer sentimentos que não coadunam. O amor te faz belo porque te faz enxergar o verdadeiramente belo, o real; porque a beleza que não está nos olhos, mas no coração de quem ama.

Para o ser humano, de uma maneira geral, é fácil negar, julgar, abandonar e apontar. Quantas vezes não fazemos isso? Olhamos aquele que está num caminho totalmente desvirtuado e simplesmente desistimos, alegando sua incapacidade de mudar. Mas todos, independente da idade, sexo ou religião, podem mudar através do amor. Enquanto estamos neste mundo, enquanto seres em evolução, ainda temos a oportunidade de virar a página; só a morte nos retira a possibilidade de fazer diferente e só o amor nos possibilita a capacidade de fazer a diferença.

Deixar alguém de fora, desistir das pessoas, nunca fora a prática de Jesus. Ele sempre procurou as pessoas, sobretudo as consideradas 'pecadores'. Ele fez assim. E qual de nós, também pecadores, podemos fazer diferente? Superar os erros, corrigir o próximo e nos deixar corrigir também, faz parte da nossa missão, para isso somos amigos, temos amigos; para isso somos família, temos família. Para isso, temos um coração que clama, que sente e transborda o mais nobre sentimento: amor. Somente o amor é capaz de fazer com que possamos sair do trono que o ego nos coloca, para  se abrir a capacidade de ser uma pessoa melhor.

Faça diferente, faça a diferença...
Gratidão meus amigos.
Gratidão meu amor, em verdade somos o redentor um do outro.
Namastê
EuCLARA

domingo, 7 de setembro de 2014

De mãe para filha...

O amor de mãe e filha é meio assim: espelho. Percebo nas minhas filhas tudo aquilo que um dia fui, com uma pitadinha a mais. É claro que elas são muito melhores do que um dia eu fui. 

Mas enfim, minha pequena adolescente, adora colocar suas opiniões e o faz de forma tão veemente, que você poderia jurar que essa menina vai ser advogada. Uma pena ela querer ser arquiteta - grande desperdício de lábia. Minha pequena pré-adolescente, adora 'impor' suas decisões e o faz com tanta propriedade, que você poderia jurar que essa menina vai ser juíza. Felizmente, ela quer ser médica e escritora.
 
A gente aprende com a vida e nela começa a enxergar as grandes lições que os nossos filhos estão diuturnamente a nos dar. Filho ensina e ensina a partir do primeiro bater do coração. Parece que foi ontem. Emoção me toma e uma lágrima brota, quando me lembro da imensa alegria que tomou o meu peito quando me descobri grávida. De uma hora pra outra me sentia plena, cheia de vida, literalmente brilhando. E devia estar...

A maternidade traz em si a sensação de se sentir especial. Estar gerando uma vida, dando vazão ao maior milagre de Deus, nos faz sentir-se parte da criação. E quem disse que não somos?!
  
Ser mãe e mãe destas almas tão sublimes e, porque não dizer: especiais, me faz sentir-se, realmente, uma pessoa agraciada por Deus. Fui abençoada com dois presentes, com duas dádivas que me ensinam, todos os dias, a eterna arte da paciência e do amor incondicional.

Penso assim: se os melhores conselhos que poderíamos receber não vem da experiência de vida mas do que vem do coração, um filho nos dá lições que só eles são capazes de transmitir. Lições de amor...

Hoje, costumo dizer que aprendemos juntas. E aprendemos mesmo. Aprendemos, no amor e na dor, o real sentido da palavra 'compartilhar'. Compartilhamos sonhos, metas de vida, segredos, ..., compartilhamos o desejo sincero de crescer e evoluir não apenas como seres individuais, mas como família, numa eterna troca.

Ser família... Já pensou na grandeza da palavra?! Família - lição de vida, de amor e superação através dos tempos. 

Aos meus amores, todo o meu amor.
Gratidão meus amigos.
Namastê

EuCLARA



sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Amor Visceral - razão e emocão




Ouvi certa vez  que meu amor, o amor que há em mim, é visceral. Como gosto do significado das palavras, busquei o que seria "visceral" e "amor visceral". Em sendo visceral aquilo que é profundo, entranhado, das vísceras, ..., temos como "amor visceral" um amor tão forte e profundo que nos toma como parte de nós, como parte do SER. O nascimento de um filho, ser mãe é algo visceral, o sentido visceral de ser... 





Em sendo um amor visceral, há como fugir dele? Há como se esquivar de vivê-lo? Essas são as perguntas que me tomam a alma. 





É tão simples se apegar a razão, num determinado momento de reflexão, e simplesmente dizer: - não dá pra mim. É tão fácil ater-se ao ego, num momento de pura dor e revolta, e dizer: - não quero mais. Mas há como se fugir do amor que nos chama e entorpece? Há como fugir a um coração que clama? É uma dor pungente, dilacerante, uma dúvida eterna que teima em ser saciada: E SE? Teria o amor sido feito para ser protelado, para ser esquecido num canto qualquer da alma?




O Papa Bento XVI, em sua primeira encíclica, Deus caritas est (Deus é amor), esclarece: "Somente quando ambos (corpo e alma) se fundem verdadeiramente numa unidade é que o homem se torna plenamente ele próprio. Só assim é que o amor - o EROS - pode amadurecer até sua verdadeira grandeza."(Deus caritas est - n.5) Corpo e alma se fundem - amor visceral. O amor entre homem e mulher tende à santidade, ao estágio superior mais elevado de doação e entrega mútua, chamado Ágape, quando ele emana da alma, quando ele emana do que há de mais profundo em nós.






São Paulo descreve o Ágape no capitulo 13 da Primeira Carta ao Coríntios ao afirmar: "O amor tudo suporta, o amor tudo perdoa" (Cor 13,4-9). Não por acaso, esse texto geralmente é utilizado na liturgia da Palavra, durante as cerimônias de casamento. Relacionamentos e casamentos não conseguem amadurecer para o amor Ágape quando não passam de mera atração, desejo, paixão e não evolui para o estágio de permanência, fidelidade e doação. Amar verdadeiramente a uma pessoa é, acima de tudo, fazer o outro feliz edificando-o, não manipulando-o sob ilusões; amar verdadeiramente, é buscar ser feliz evoluindo na eterna arte do aprendizado mútuo.




Deus enxerga o amor como um caminho para a santidade.



Foi através deste amor - "amor visceral", confesso, que aprendi a ser uma pessoa melhor; esse amor me ensinou, me lapidou e fez reverberar em mim o desejo sincero de fazer chegar às pessoas a esperança. Então, seria este "amor visceral" tão errado assim para ser preterido sob a alegação de que a "razão" deve imperar? E o que seria a razão neste caso, qual seria a verdadeira verdade encoberta? Nem sempre o que está aparente é o que parece; muito pode se esconder sob o manto da tolerância e de falsos conceitos.



Para mim, não existe nada mais real, sublime, racional e emocional, do que o amor que emana do meu coração. E este amor, ele está em mim, nas minhas entranhas, em todo o meu ser... E este amor, eu divido com você, que ainda teima em ver na razão o sentido da sua vida.




Gratidão meus amigos!!!


Namastê




EuCLARA












quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Pequenos Milagres

Amigos, estou muito feliz. A vida hoje me abriu a capacidade de "enxergar" os milagres que minha postura vem gerando...
 
Sempre preguei aqui que irradiar luz, exalar amor, professar a verdade, ter atitudes de gratidão, respeito e compaixão, traziam em si a capacidade de ser uma pessoa melhor - e isso é certo. Entretanto, esses pequenos-grandes gestos também trazem em si a capacidade de operar milagres. Neste momento, se lhes disser que todo o meu ser exala luz e gratidão, se lhes disser que toda a minha alma grita ao universo um sonoro "muito obrigada", eu não estaria mentindo. Me sinto transbordar de uma alegria, um amor, que transpassa todos os sentidos da razão e da emoção e porque? Porque descobri, na vida real, que emanar o amor além de nos transformar, transforma tudo a sua volta. Reverbera...
 
Vocês podem estar pensando: mas não é o que você prega aqui? É. E, do fundo do meu coração lhes confesso que sempre preguei porque acreditei. Mas no decorrer da minha caminhada foram tantas as provações, que muitas vezes cheguei a questionar se este tolo coração não havia se enganado. Onde estaria Deus que não estava vendo isso? Questionava em cada momento de dor e lágrimas. Mas acreditar no amor é, sobretudo, acreditar que cada momento, cada prova, cada dor, tem uma razão de ser. Certamente minha persistência em crer neste sentimento tão real dentro de mim; certamente minha persistência em emanar o amor por cima de todas as provas e obstáculos, me ajudou a conquistar algumas estrelinhas no quesito: evolução. Ainda tenho muito a evoluir, tenho certeza disso, mas hoje pude perceber, através dos anjos sem asas que apareceram no meu dia com mensagens de luz e amor, que estou no caminho certo.
 
Identidade no olhar, reconhecimento... De onde vem? O que dizer daquelas pessoas que te remetem a um reconhecimento que você não sabe explicar de onde vem? O que dizer daquelas pessoas que te transmitem emoções desconexas? O que dizer daquele olhar que te encontra e que você sente uma afinidade imediata? Ignorar? Impor barreiras? Resolvi, simplesmente, tratar com amor: emitir amor. E a resposta? A resposta veio através de uma confidência, através de um cheiro, de uma revelação e, finalmente, através da oração. Cheiro de rosas e a anunciação de um pequeno-grande milagre: o milagre da vida.
 
A espiritualidade tem formas e formas de se manifestar, de nos dar sinais. Recebi esses hoje e o meu coração
se abre para o que há de vi, para todas as descobertas e revelações que ainda estão por ser mostradas. Meu coração se abre para reverberar mais e mais amor. Meu coração se abre para vocês P, M e para este pequeno ser que, hoje sinto, também fará parte da minha vida. Recebam as minhas rosas, a minha amizade e o meu amor.
 
Que mais e mais milagres aconteçam...
 
Que a luz, a fé, a esperança e o amor continuem a brilhar em nossas vidas.
Gratidão Deus!
Gratidão meus guias, mentores e anjos protetores, que guiam meus passos e iluminam meu caminho!
Gratidão a toda a espiritualidade que me ilumina, protege e ensina!
Gratidão! Gratidão! Gratidão!
 
Namastê
 
EuCLARA